Mostrando postagens com marcador #ManuelBandeira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador #ManuelBandeira. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 3 de junho de 2026

POEMA NOTURNO: MANUEL BANDEIRA


'Estou farto'
"Estou farto do lirismo comedido
do lirismo bem comportado
do lirismo funcionário público com livro de expediente, protocolo e manifestação de apreço ao Sr. diretor
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismo universais
Todas as construções sobretudo a sintaxe de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo".
(Trecho do poema 'Poética' de Manuel Bandeira, in: "Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século", seleção de zitalo Moriconi, Editora Objetiva)

terça-feira, 6 de abril de 2021



Publicado pela primeira vez em 25-2-1947, o poema O bicho é um dos mais conhecidos de Manuel Bandeira. O autor apresenta fortes críticas sociais a realidade brasileira dos anos quarenta (1940). Infelizmente, olhando para o presente, tal crítica relacionada as desigualdades ainda se faz presente principalmente em grandes centros urbanos do nosso país.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Espanha da liberdade: A Espanha de Franco, não! Espanha republicana, Noiva da Revolução! Espanha atual de Picasso, De Casals, de Lorca, irmão assassinado em Granada! Espanha no coração De Pablo Neruda, Espanha No vosso e em meu coração! (M. Bandeira)