Essa veio do meu bom amigo Luiz Carlos Betenheuser Jr., que sugere a leitura do texto de Felipe Oscar Ribeiro:
Um abaixo assinado online que visa modificar o artigo 13, inciso no VII do Estatuto do Torcedor, ganhou força entre torcedores paranaenses durante essa semana. A principal reivindicação dos idealizadores do projeto é a liberação do uso de sinalizadores, que foram proibidos em estádios de futebol pelas novas normas do Estatuto, sancionado no dia 27 de julho deste ano.
O torcedor Coxa-Branca Felipe Oscar Ribeiro, um dos responsáveis pela elaboração do abaixo assinado, explica o que motivou a criar o documento online. “Não fazemos parte de nenhuma torcida organizada, nosso único objetivo é que os estádios de futebol continuem atraentes para a torcida, e que o espetáculo não pare”, declarou Ribeiro, que se mostra otimista com o projeto. “Nossa expectativa é de 50 a 100 mil assinaturas. Em um dia, sem muita divulgação, já conseguimos quase oitocentas”.
Segundo ele, é direito de todo amante do futebol, assinar o abaixo assinado, pois só tentando é que se pode modificar alguma coisa. “Todos têm que assinar este documento. Temos que, pelo menos tentar, pra conseguirmos essa mudança no artigo. Se ficarmos de braços cruzados, não vai mudar nada mesmo”, comentou Felipe.
A proposta feita pelos torcedores é que os sinalizadores só sejam permitidos perante autorização do clube responsável pelo estádio, tendo uma autoridade policial competente para não permitir a entrada de luminosos de maneira isolada. Além disso, prevê uma punição ao clube se os sinalizadores forem acesos durante a partida, prejudicando o andamento do jogo.
Antes do abaixo-assinado, diversos protestos já circulavam na internet contra a proibição do uso de sinalizadores em estádios. A campanha “Pirotecnia não é crime”, que foi iniciada na Europa, mas ganhou força no Brasil após a criação do novo Estatuto do Torcedor, é um destes. Nikolas Woellner, um dos idealizadores da campanha no país, critica o tratamento que vem recebendo nas arquibancadas após a aprovação do novo Estatuto. “Fogos de artifício festivos, que antes eram um espetáculo a parte, agora são considerados armas, enquanto as armas de verdade continuam a ser utilizadas por aí com penas brandas para quem as mal utiliza”, reclama.
Para fazer parte do abaixo assinado online é obrigatório apenas o nome completo, e RG do torcedor. A expectativa dos idealizadores é conseguir apoio de políticos, para que eles entrem com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), para tentar a modificação do artigo.Participe:
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/7183/1

Nenhum comentário:
Postar um comentário