quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Brasileiro não Confia na Polícia


Está nos maiores jornais de circulação do país os resultados da pesquisa feita pelo IBGE sobre segurança pública. O que ficou claro e infelizmente não é novidade é que população brasileira não confia na polícia. Para se ter uma idéia dois em cada cinco
brasileiros não fazem boletim de ocorrência por não acreditar na eficiência das autoridades em resolver os casos. Quase metade dos entrevistados não se sente protegido e a mesma proporção em São Paulo teme a violência.
Nem é preciso ir muito longe e relembrar os clássicos casos da Favela Naval em São Paulo ou a Banda Podre da Polícia carioca. Em todos os estados da federação há histórias de envergonhar qualquer corporação. Há crise é tão grande que, na minha opinião, haveria de acontecer uma refundação de todas as polícias no Brasil. A minoria presta. O resto é resto, afinal bandido fardado é mais perigoso que bandido comum.
Ontem mesmo em São Paulo demos outro  exemplo de envergonhar:  enquanto a desorganização nas filas para comprar ingresso para o show do U2 parece mesmo ser endêmico, ação dos cambistas era livre e a polícia nada fez sob o argumento ridículo de que só pode agir em caso de flagrante. Flagrante, como diz um amigo, é que vários policiais estavam ali para dar segurança aos cambistas que tinham medo de serem linchados pela população. Muitos homens de farda riam da situação dos fãs e até debochavam daquela situação como deixou bem claro a  reportagem do G1 publicada ontem.
È por essas e outras que eu gostaria mesmo que a Copa do Mundo no Brasil não acontecesse. Tinha que ser na Inglaterra. Afinal faltam dois anos e meio para a Copa das Confederações e até agora NADA foi feito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário