terça-feira, 7 de abril de 2020

Uma outra Aula de Ariel Palácios

Hoje é o Dia dos Jornalistas! 
A todos os colegas, os parabéns pelo trabalho que fazem todos os dias.
...E também os parabéns pela atividade paralela 'amateur' que fazemos como psiquiatras nas redes sociais, lidando com tipo tipo de psicopatas civis e militares, fanáticos religiosos, trolls, robôs, jagunços virtuais e jagunços reais, negacionistas da ciência, conspiranoicos e outros representantes dessas bizarras faunas que tentam bloquear o trabalho dos jornalistas.
O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil, no 7/4, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, jornalista assassinado  em 1830 por – supostamente - Cândido Ladisladu Japiaçu, membro de Corte de Justiça acusado de corrupção pelo jornal de Badaró, o “Observador Constitucional”.
A morte de Badaró, crítico de D.Pedro I, foi em novembro de 1830. Cinco mil pessoas, indignadas, compareceram a seu funeral.
Mas a crise política do país, incrementada com o assassinato de Badaró, levou a abdicação de D.Pedro I no dia 7 de abril de 1831.
E o Dia do Jornalista é em memória disso...
João Batista Líbero Badaró chamava-se originalmente Giovanni Battista Libero Badarò. Nasceu na Itália e aos 33 anos migrou ao Brasil.
Este italiano naturalizado brasileiro também era médico e botânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário