segunda-feira, 20 de setembro de 2021

HOJE É ANIVERSÁRIO DO SUS!

Neste 19 de setembro o Sistema Único de Saúde (SUS) faz aniversário! A data corresponde ao dia em que a Lei nº. 8.080/1990 passou a valer, regulamentando as ações e serviços de saúde pública em todo o território nacional. De lá para cá, são mais de 3 décadas de atendimento gratuito a milhões de brasileiros, salvando vidas e promovendo mais saúde à população.

O Sus Brasil tem como princípios a igualdade, a universalidade e a saúde integral, em todos os aspectos. Além disso, é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem somente desse sistema para atendimento. 

Graças ao trabalho dos seus servidores, o SUS realiza procedimentos médicos de média e alta complexidade, como, por exemplo, doação de sangue, doação de leite humano, quimioterapia e transplante de órgãos. Por isso, é fundamental para o tratamento e prevenção de doenças. 

Desde o ano passado, a importância do SUS ficou ainda mais evidente. Graças a esse serviço, muitos brasileiros conseguiram sobreviver à Covid e puderam tratar as sequelas da doença. Além disso, é graças ao SUS que a vacinação em massa segue acontecendo em todo o país – apesar do descaso, da falta de investimentos e das suspeitas de corrupção por parte do Governo Federal. 

Vida longa ao SUS e parabéns a todos os servidores que fazem esse sistema tão importante acontecer!

#DefendaOSUS #SaúdePública #VacinaSim #BoraVacinar 

📸 @crisvector

Nenhum comentário:

Postar um comentário