Uma das fontes de inspiração para as atrocidades que Hitler impôs contra minorias na Europa foi a democracia liberal Estados Unidos com suas leis de segregação racial e políticas estatais de extermínio indigena.
Mas essas práticas também eram praticadas pelas democracias liberais europeias como Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha que entre os séculos XIX e XX, as praticaram na África e na Ásia. O que Hitler como refletiu Aimée Cesário, os Europeu já o faziam na África e Ásia como os campos de concentração e extermínio e práticas de genocídio contra os povos africanos e asiáticos, a própria Grã-Bretanha foi responsável pelo genocídio de milhões de indianos em Madras na Índia.
Além destas semelhanças existem outras entre o nazismo e as democracias liberais europeias e estadunidense como as leis de segregação racial e de eugenia que tiveram origem nas sociedades liberais. As ideologias etnocentricas e supremacistas também era algo em comum entre o regime nazista e os regimes liberais, uma vez que estas justificavam as invasões e dominação de povos considerados inferiores pelas democracias liberais europeias e estadunidenses.
Podemos, concluir que Hitler somente aplicou de forma mais radical práticas o que as democracias liberais já praticavam dentro e fora dos territórios europeus e estadunidense.
Luiz Carlos.
Siga Crônicas de um historiador no instagram, twitter e no koo:
https://www.instagram.com/cronicasdeumhistoriador/
https://twitter.com/ProfessorLuizC2
https://www.kooapp.com/profile/luiz_carlos2OFQCJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário