Em um artigo de opinião publicado nesta terça-feira (22), Eduardo Luce ironizou as tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil e outros países, afirmando que medida ajudou o presidente brasileiro, Lula, a aumentar sua popularidade - assim como os primeiros-ministros Mark Carney, do Canadá, e Anthony Albanese, da Austrália.
"Em queda nas pesquisas? A caminho do esquecimento eleitoral? (...) Faça com que Donald Trump lance uma guerra comercial contra o seu país. Poucas coisas unem os eleitores em torno da bandeira mais rapidamente do que um ataque de uma superpotência aos seus lucros", alfineta.
Apesar de citar outros exemplos, o jornalista ressalta que a retaliação tarifária do governo dos EUA ao Brasil "se enquadra em uma categoria à parte", devido à defesa feita pelo presidente americano a Jair Bolsonaro em sua carta anunciando a decisão de impor 50% de taxa às importações brasileiras.
Luce também faz críticas ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Afirma que ele, que sempre falou a favor dos valores democráticos dos EUA e do Estado de Direito, agora "pune o sistema jurídico de uma democracia irmã por aplicar a lei" - após destacar a cassação do visto americano do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que está à frente do julgamento que investiga a suposta tentativa de golpe de estado de Bolsonaro.
Com informações do @portalg1
Nenhum comentário:
Postar um comentário