terça-feira, 12 de agosto de 2025

Milico é no quartel

‘Disciplina autoritária não supera a pedagogia’ 📚

Mesmo após o governo federal encerrar o Programa de Estímulo à Educação Cívico-Militar (PCIM), o modelo segue em expansão no país, e avança até em estados governados pela esquerda. Para Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP, essa política “é fadada ao fracasso” e “vai formar uma sociedade cada vez mais autoritária, cada vez menos preocupada com a igualdade e a justiça sociais”.

“Qualquer pessoa, qualquer cidadão, e especialmente qualquer governante que acredita que um PM é melhor educador do que uma professora e um professor prova 2 coisas: 1º, que não entende nada de educação e, 2º, que não entende nada de segurança pública”, afirma ao #ConexãoBdF, da #RádioBrasildeFato.

Segundo Cara, Paraná, São Paulo e Santa Catarina estão entre os estados com maior intenção de ampliar a presença das escolas cívico-militares. No Paraná, já são mais de 300 unidades desse modelo. Em São Paulo, havia a intenção de implementar cerca de 100 escolas cívico-militares a partir do 2º semestre de 2025. A Secretaria da Educação chegou a publicar um edital para contratar PMs da reserva como monitores e monitores-chefes nas escolas, mas a Justiça do estado suspendeu a contratação. Já Santa Catarina pretende criar mais 15 escolas cívico-militares ainda neste ano.

No entanto, Bahia e Piauí, ambos governados pelo PT, também mantiveram escolas cívico-militares mesmo após o encerramento do programa criado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e estudam expandir o modelo. Para o especialista, isso “demonstra que esse é um problema generalizado” e defende que “não pode acontecer, especialmente em estados em que os governantes têm um compromisso democrático popular”.

“As escolas cívico-militares não demonstram ter mais qualidade. A disciplina autoritária não supera a pedagogia”, diz. 

📍 O Conexão BdF vai ao ar em 2 edições, de segunda a sexta-feira: uma às 9h e outra às 17h. Você confere as principais notícias na Rádio #BrasildeFato pela 98.9 FM na Grande São Paulo, no site e no YouTube do #BdF 📻 https://bdf.onl/f/Y0hx

Nenhum comentário:

Postar um comentário