quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Na bola e na caneta

Pelé é o maior vencedor: 6 conquistas -Foto Globoesporte.com


Já escrevi aqui sobre a proposta (que hoje virou realidade) de unificar os títulos da Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa aos de Campeão Brasileiro. De hoje em diante quem ganhou aquelas competições disputadas entre 1959 e 1970 passam a ser campeões brasileiros.
Sugiro a leitura do texto sobre o assunto que fiz no anúncio da proposta, dia 13 de dezembro.

Porém, diante da decisão eis algumas considerações:

Santástico

Não se trata de deixar de reconhecer Pelé como o maior ganhador de campeonatos nacionais. Ele é Pelé e jogava numa equipe mítica, pra mim a maior linha de frente de que se teve notícia no Planeta Boa. O Palmeiras da Academias também nos encantou simbolizados na graça e beleza do jogo de Ademir da Guia.

Considerar os torneios nacionais pelo fato de que era “o melhor que o País podia fazer na época” é muito simplório.
Esses campeonatos eram sim importantes, reuniam grandes equipes, mas eram, no máximo, um Rio-São Paulo ou uma Copa do Brasil com boa vontade.

Palmeiras e Santos não precisam disso.
Deveriam sim ser homenageados, premiados e eternizados.
Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Ainda sobre a cerimônia de hoje cedo no Rio e Janeiro, a CBF veio com o papinho furado de que não pode reconhecer o Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987 porque há uma decisão judicial que a impede de fazê-lo. Com isso é o Sport o campeão sob pena de prisão ao presidente da CBF. Convenhamos, não foi por outras não seria por esta não é mesmo?
O anúncio é outra balela. A decisão é de 02 de maio de 1994...
Ou seja, já faz tempo e até as pedras da Gávea sabem que o Flamengo se recusou a disputar com o Sport o título de 87 e não é o verdadeiro campeão.

Taça das Bolinhas: O CORITIBA tem. E eu estava lá


E a das Bolinhas?

A CBF nunca entregou a Taça das Bolinhas (destinada ao primeiro tricampeão do Campeonato Brasileiro ou ao clube que fosse seis vezes vencedor do torneio) ao Flamengo por conta dessa questão jurídica, mas também não deu ao São Paulo, legítimo hexacampeão do Brasil.
E agora que Santos e Palmeiras tem oito títulos?

Essa CBF...

ps: faltam dois anos e meio para Copa das Confederações- o evento-teste da FIFA para a Copa do Mundo- e até a gora nenhum leito de hotel foi criado, nenhum quilômetro de metrô ou linha especial de transporte apareceu, nada do trem-bala, nenhum estádio está apto...






OS TÍTULOS INCLUÍDOS



TAÇA BRASIL

"ROBERTÃO" e
TAÇA DE PRATA

1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo

1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário