domingo, 2 de dezembro de 2012

O BR 12




Olho na tabela e os números não mentem: o
O campeão foi o time que mais ganhou e menos perdeu; simples assim. Apenas cinco vezes conseguiram derrubar o Flu. 6 o Galo e 7 o Grêmio. Em 38 partidas.
Os cariocas também foram os que mais venceram: 22 triunfos; os outros três melhores colocados ganharam 20 vezes cada um e por isso estão na Libertadores.
O resto só figurou. Com algumas ressalvas:
O Vasco decepcionou: tava lá em despencou. O Santos não chegou por causa das convocações do Neymar pra Seleção. O Corinthians de olho no Japão só fez turismo.
Lá embaixo: Figueira, Atlético Goiano, Palmeiras e Sport foram bem piores. Merecem a segundona.
O Coxa
Para o Coritiba o campeonato foi de se lamentar:
48 pontos, 14 vitórias, 6 empates e 18 derrotas!!!
O ataque marcou 53 vezes, entre os cinco melhores.
Mas a defesa tomou 60 gols, a terceira pior!
O aproveitamento de 42 % demonstra que não jogou nada e correu risco de rebaixamento até a semana passada.
O time pirou o cabeção depois de deixar escapar a Copa do Brasil (pela segunda vez seguida) e não se achou mais. Desde o começo do certame avisei que não tínhamos elenco. Não temos.
Quem sabe pra 2013.
As noticias de que o clube terá um aumento nas cotas da TV (2015 a 2018) passará de 34 pra 57 milhões por ano.
Nada mal.
Mas vale lembrar que o Flamengo vai Recber 156 milhões.
Naquilo que eu chamo de espanholização do futebol brasileiro, onde dois clubes recebem muito mais do que a maioria e se perpetuam nas conquistas.  Aqui serão no máximo cinco clubes que conseguirão buscar títulos com essa (má) forma de distribuição de renda.
Pra mim, os clubes tinham que receber percentuais pelas campanhas também.



Um abraço pros meus amiguinhos do Sportv que deram um show na transmissão do Grenal. O jogo em si foi ruim, mas a despedida do Estádio Olímpico (semana que vem o Grêmio inaugura sua moderna Arena) foi impecável: ver aquela gente chorando de emoção ao dar adeus ao Monumental palco de 58 anos faz o futebol ficar mais tragável; diante de tantas negociatas e amadorismos. Parabéns ao clube gaúcho que conseguiu um feito histórico: trocar de estádio sem precisar jogar fora e agora merece ter a casa mais moderna do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário