quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Dicas do meu querido amigo Aílton

Como relacionar-se com uma pessoa cega 

1. Não pense que uma pessoa cega é menos feliz em função da falta de visão. Saiba que depois de orientada adequadamente, um cego pode trabalhar, divertir-se, participar de eventos sociais, etc, da mesma forma que alguém que tem a visão perfeita. 
2. Não se dirija a uma pessoa cega chamando-a de cego ou ceguinho; é falta elementar de educação, podendo mesmo constituir ofensa chamar-se alguém pela palavra designativa de sua deficiência física, moral ou intelectual. 
3. Não fale com a pessoa cega como se ela fosse surda; o fato de não ver não significa que não ouça bem. 
4. Não diga que tem pena da pessoa cega, nem demonstre exagerada solidariedade. Ela não necessita de piedade e sim de compreensão e oportunidade para a realização das atividades normais do cotidiano de todo ser humano. 
5. Não modifique a linguagem para evitar a palavra ver e substituí-la por ouvir . Conversando sobre a cegueira com quem vê, use a palavra cego sem rodeios. 
6. Não deixe de oferecer auxílio à pessoa cega que esteja querendo atravessar a rua ou tomar condução, ainda que seu oferecimento seja recusado ou mesmo mal recebido por algumas delas; esteja certo de que a maioria lhe agradecerá o gesto. 
7. Não guie a pessoa cega empurrando-a ou puxando-a pelo braço; basta deixá-la segurar seu braço, que o movimento do seu corpo lhe dará a orientação de que ela precisa. 
8. Não pegue a pessoa cega pelos braços rodando com ela para pô-la na posição de sentar-se, empurrando-a depois para a cadeira. Basta pôr-lhe a mão no espaldar ou no braço da cadeira, que isso lhe indicará sua posição. 
9. Não deixe de falar ao entrar no recinto onde haja uma pessoa cega; isso anuncia a sua presença e a auxilia a identificá-lo. Não deixe de anunciar também sua saída do ambiente para que de repente a pessoa cega não fique falando sozinha. 
10. Não desperdice seu tempo nem o da pessoa cega perguntando-lhe: ""sabe quem sou eu?""... ""Veja se adivinha quem está aqui "... "Não vá dizer que você não me conhece! " Só o faça se tiver realmente muita intimidade com ela. Se houver muito barulho em volta, o melhor é logo ir dizendo: "é fulano, bom dia