quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Lucidez, por favor

CARTA ABERTA SOBRE O MOMENTO POLÍTICO BRASILEIRO


O Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras, vem, por meio desse manifesto, declarar uma grande preocupação bem como transmitir um alerta quanto ao destino da democracia do país, que corre o grande risco de ser exterminada, tal como os campos de concentração da Guerra Mundial assim demonstrou no holocausto, em nome de uma “raça pura”, por meio do delírio de um líder absolutamente mortífero, Adolf Hitler.

Sabemos do valor da conquista de uma democracia, após os porões da ditadura.

Assim, colocarmos em primeiro plano o direito à voz, sempre ao par da democracia, sobretudo, acreditando no destino e valor das pesquisas, do sujeito, dos direitos realmente humanos fora do predomínio da pulsão de morte, estamos aqui, reafirmando nosso desejo de que o país não caia na armadilha de se fascinar com o fascismo. Não podemos nos calar, nossas armas estão em uma conversação.  O fascismo recrudesce a mudez com as armas de fogo através do cultivo da pulsão de morte, e o aumento da fome daqueles impedidos de exercerem suas escolhas sob a égide da tão cara singularidade de cada um. Estamos diante da possibilidade de um regime que em nada favorece a vida, e sim a morte e os milionários. Sabemos que a repetição de um regime que se pauta no exercício de um militarismo, pode trazer, em sua essência, uma lei sem sentido, adepta à barbárie e ao desrespeito da vida e da conquista de cada um dos brasileiros.

Não acreditamos, em hipótese alguma, que uma religião seja o braço direito de qualquer regime político, mesmo porque, apostamos em um Estado Laico, sem interferências de causas próprias dos governantes religiosos. Nada contra a religião, e sim com as interferências dos religiosos.

Assim como lutamos contra a regulamentação da psicanálise por dezoito anos, desde o ano de 2000, pelo fato de vários projetos de lei terem surgido sob a base dos ditames não laicos, hoje, novamente, manifestamos o nosso “não” pelo regime autoritário e fascista.

Com a democracia, teremos chances de reparar os erros que hoje nos trouxeram essa polaridade política que cega os olhos, ensurdece os ouvidos e promete a extinção do paladar que permitiria trazer dignidade para um cidadão.

Esperamos que os brasileiros, mais além do que carregam no inconsciente como marcas dos erros passados em relação à política exercida no Brasil, acreditem, continuem  apostando na democracia, em suas conquistas, apostem em suas vozes, essas que não podem ser caladas pelo fascismo.
  

Aleph
Appoa
CEP de PA
Círculo Psicanalítico – RJ
Circulo Brasileiro de Psicanálise
Corpo Freudiano
Depto. de Psicanálise – SEDES
Escola Brasileira de Psicanálise
Escola do Campo lacaniano
Escola Lacaniana de Psicanálise
Escola Letra Freudiana
Febrapsi
Forum de Psicanalise do Inst. Sedes
Laço Analítico
Praxis Lacaniana
Sigmund Freud Assoc. Psicanalítica
SPC RJ
Tempo Freudiano