sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Mano, que Daora isso


VEM CRIAR UM JORNAL COM A GENTE

Quanto custa dar um jornal novo para a cidade? Um site que seja capaz de arejar a democracia e trazer informações relevantes para quem vive aqui?

A Rosiane e eu temos nos feito essa pergunta faz muito tempo, mas especialmente nos últimos 40 dias, desde que essa possibilidade se tornou real.

E a gente descobriu que dá para fazer isso com R$ 5. Que se mais gente estiver nesse barco e cada um estiver sentindo a mesma necessidade de um jornalismo "livre, leve e laico", dá para todo mundo se juntar e fazer acontecer.

E é isso que eu estou anunciando aqui. Não é só o Caixa Zero que está voltando. Ele se transformou na semente de um novo veículo, o Plural.

Colaborativo, o site está decolando não apenas pelo empurrão de gente que decidiu trabalhar no portal antes mesmo de ele existir (logo vamos anunciar mais nomes).

O Plural está se tornando realidade pelo apoio de quem decidiu que a cidade precisa disso. Ontem, fizemos a estreia de nosso projeto no Catarse, mas contamos para pouca gente. Só uns poucos amigos, para testar. E o resultado foi muito bom.

* VEJA O LINK NO PRIMEIRO COMENTÁRIO

Em poucas horas, conseguimos dezenas de assinaturas, de gente que topou pagar não só os R$ 5 mínimos, mas que decidiu apoiar mais, simplesmente por acreditar na ideia, por acreditar na gente, por acreditar na democracia.

A vida tem sido bem emocionante nos últimos dias. Não só no sentido de deixar a gente empolgado, mas pelo carinho com que as pessoas aderem a essa ideia.

Um jornalismo que se interesse pelos fatos da cidade, não por obsessões. Que queira informar, não converter. Que escolha seus colaboradores com base em talento, não em ideologia.

Curitiba precisa de mais. Uma cidade de quase dois milhões de pessoas tem histórias de sobra, tem problemas aos montes. E para essas duas coisas, precisa de jornalismo fiel, responsável e aprofundado.

Por isso eu, que nunca te pedi nada (talvez isso seja verdade, talvez não), peço pra você dar uma olhada no nosso Catarse. E considere se vale a pena ou não fazer esse jornal junto com a gente.

O Plural está aí. Só depende de você.