segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Vivendo e Aprendendo


1. Falangismo em sua forma original é amplamente considerado uma ideologia fascista. Foi um movimento que apoio a ditadura Francisco Franco durante a guerra civil espanhola. Franco baseou seu regime pelo autoritarismo, unidade nacional espanhola, promoção do clero e religião católicos, nacionalismo castelhano (com a supressão dos direitos das outras culturas, como os bascos e catalães), militarismo, corporativismo nos moldes fascistas, anti-comunismo e anti-anarquismo.

2. Guarda de Ferro é o nome mais comum dado a um movimento de extrema-direita dos partidos políticos, na Romênia, no período de 1927 para o início da Segunda Guerra Mundial. A Guarda de Ferro era ultra-nacionalista, fascista, anti-comunista, e promoveu a fé cristã ortodoxa. Também é considerado uma organização anti-semita

3. O Partido Rexista (Francês: Parti Rexiste), ou simplesmente Rex, foi um partido Católico, nacionalista, autoritário e corporativista de extrema-direita atuante na Bélgica de 1935 até 1945.

4. A União Britânica de Fascistas (British Union of Fascists) foi um partido político de extrema-direita do Reino Unido. A União Britânica de Fascistas formou-se a partir da união de vários pequenos partidos fascistas britânicos e ficou conhecida por apoiar o regime nazista alemão.

5. Fascismo foi um movimento político e filosófico, que baseou o regime estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922, que faz prevalecer os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais e que é representado por um governo autocrático, centralizado na figura de um ditador.

6. NOP é um partido ultranacionalista, de extrema direita e neofascista da Polonia

7. Salazarismo foi um regime autoritário e conservador de inspiração simultaneamente católica e fascista de Portugual, que instaurou um regime autoritário, autocrata e corporativista durante 41 anos. De 1933 até 1974.

8. Integralismo ou integrismo é um termo usado para se referir a uma organização do Estado que rejeita a separação liberal entre a política e "os fins da vida humana", sustentando que todo governo deve ordenar o homem ao seu objetivo final.O integralismo define a ordem social da cristandade medieval e faz parte do ensino social da Igreja Católica.
Dentre vários aspectos, defende princípios de uma sociedade que só pode funcionar em ordem e paz e no respeito das hierarquias sociais, fundamentando-se para isso nas aptidões e nos méritos pessoais demonstrados (em oposição às doutrinas igualitárias saídas da Revolução Francesa, daí a oposição liberal), e na harmonia e união social.

Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento político fascista nacionalista brasileiro criado em 7 de outubro de 1932

9. Golden Dawn, ou Aurora Dourada, é um partido político neonazista Grego. O partido tem se envolvido com inúmeras atividades do crime organizado desde pelo menos desde 2013 para se auto-financiar, além de se envolver em homicídio de imigrantes além do assassinato de uma cantor antifa[8] e de comunistas em geral. O partido também tem sido acusado de casos de corrupção envolvendo vários outros partidos de extrema direita europeus