quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O combate Jô Miyagui nos alerta

Ataque à aldeia do Cacique Raoni
Na última segunda (24), a Aldeia Piaraçu, localizada no município São José do Xingu (MT), onde vive o Cacique Raoni, sofreu um atentado: indivíduos armados destruíram a barreira sanitária construída para manter o isolamento social e proteger 2.423 Mebêngokrê, efetuaram 20 disparos de arma de fogo e invadiram a Terra Indígena Capoto/Jarina.
 
O ataque, que durou cerca de 20min, seguiu até a Aldeia Piaraçu e colocou em risco a vida de 327 Kayapó que residem no local. Apesar dos momentos de terror vividos pelos parentes, ninguém foi ferido. As lideranças locais registraram a ocorrência junto à polícia e os suspeitos estão sob investigação. 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil vem, constantemente, denunciando o aumento da violência dentro dos nossos territórios. Neste momento de pandemia, as tensões se intensificaram e, por negligência do Governo, somos os mais vulneráveis. 

De acordo com dados do Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena registrados até 25 de agosto, já somam 724 falecidos e 27.351 infectados por Covid-19 entre 155 povos indígenas brasileiros. As barreiras sanitárias são construídas por nós mesmos, sem apoio dos governos, para evitar a circulação nos territórios, uma tentativa de diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário