domingo, 22 de fevereiro de 2009


Existe carnaval em Curitiba






Há carnaval na capital ecológica do Brasil. Os jornais não falam muito, eu sei. As rádios praticamente ignoram. Encontrar informações sobre o assunto é quase uma pauta investigativa, claro tem o oficialesco que aqui não nos interessa.
Pois é, tem carnaval sim. São apenas três escolas (Leões da Mocidade, Embaixadores da Alegria e Acadêmicos da Realeza.), no Grupo Especial, aqui chamado simploriamente de Grupo A. Elas desfilam em uma passarela de poucos metros no centro cívico da cidade, onde ficam as sedes do Legislativo, Executivo e Judiciário.



Algumas arquibancadas e, acredite, há gente assistindo: 10 mil presentes foi o que noticiaram por aqui, confesso que não percebi essa gente toda. Mas ver o público cantando com animação parecida com o carnaval, só uma escola tever a proeza de fazer (ainda que motivada pela tabelinha samba e futebol): foi a Realeza que levou pra “avenida” o Centenário do Coritiba.

Nem sou do ziriguidum ou tamborins e afins; escrevi esse post ouvindo Pearl Jam (já falei aqui sobre o assunto, mas se você não leu aí vai a dica: eles estão relançando o primeiro disco da banda: Tem – O clássico. No My Space da banda já há seis musicas que valem a pena a navegada) mas respeito e gosto deste sincretismo cultural brasileiro.



Não entendendo nada de Carnaval. Sei vagamente algo sobre os nove quesitos (em São Paulo são: Comissão de Frente, Evolução, Mestre Sala e Porta Bandeira, Harmonia, Bateria, Samba-Enredo, Enredo, Fantasia e Alegoria) que os juízes julgam, não sei quando uma letra de samba-enredo é boa, quando não é, não consigo avaliar a evolução, a harmonia, enfim, mas mesmo assim me aventurei e assisti boa parte do desfie do carnaval curitibano 2009.
Foi um desafio. A primeira do Grupo A a desfilar foi a Leões da Mocidade que levou para a Rua Candido de Abreu o samba "Do seu povo sua glória... o nordeste passa por aqui", homenageando o modo de viver do povo nordestino e a sua cultura.




Já a Embaixadores da Alegria trouxe um enredo bem sugestivo: "Um beijo no seu coração" que falou sobre a história desse maravilhoso encontro entre os lábios.



A última a pisar na Avenida foi a Acadêmicos da Realeza. Ostentando o título do ano passado a escola levantou as arquibancadas ao cantar o samba "Do Alto da Glória... Para 100 Anos de História”. O tema popular fez muita gente esperar até a uma da madrugada para assistir o carnaval homenagear em verde branco as glórias do Coritiba.



Eram cerca de 300 componentes que desde a performática comissão de frente, passando pelo belo estandarte; a afinada bateria, com direito a paradinha e tudo mais; e, claro a presença do Vovô Coxa que desfilou no alto de um dos carros alegóricos e contagiou com sua simpatia, o desfile foi interessante.




O inusitado veio em duas alas que ficaram quase por último; eram componentes vestindo as camisas dos outros dois clubes da capital paranaense. Não sei pra quem eles torciam, mas que foi interessante ouvir um passista, trajado com as cores do clube da baixada, render graça, em samba e suor, ao clube mais antigo do estado, isso foi. Afinal, não é sempre que seu freguês predileto canta, a plenos pulmões, as glórias de seu clube de coração. Quem diria.




Eis a letra do samba-enredo


Hoje minha realeza muda as cores
Para cantar 100 anos de paixão
Que nasce com a primeira bola
De um jovem descendente Alemão
Homenageando a cidade
¨Coritiba¨ é sua criação
Um grupo de amigos cresceu... se fortaleceu
E hoje é uma grande nação
Que grita bem alto feliz orgulhoso
“Coxa Branca de coração !!”

Oh! Glorioso !
Na minha vida paixão verdadeira
Vestindo com raça seu manto sagrado
Estremece o Couto Pereira

Por fora um Vovô
Por dentro um menino
Lembrando dos feitos de Evangelino
È fita azul, torneio do povo
No Paraná leva a taça de novo
Celeiros de craques, heróis na memória
De muitas conquistas no Alto da Glória
Brilha sua estrela no mundo inteiro
É Campeão Brasileiro!

Eu quero Gol!
Faça chuva ou faça sol
De verde branco
Eu vou pintando país do futebol






Fotos
Marcos Freitas
Luiz Cequinel

Do Clube:
Este Post é uma homenagem à minha amada irmã Marcia Freitas. Que não é sambista mas é torcedora ferrenha do Coritiba. Obrigado por sua ajuda na edição de textos e fotos. Eu Te Amo.

Um comentário:

  1. Oi, Marcos
    Você é convidado a criar e publicar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver. O Brasileirão.com é o melhor lugar para notícias livres de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil.

    Para quem curte ser repórter mesmo não sendo formado em jornalismo ai vai uma Dica: Brasileirão.com

    está lançando o Vc Repórter, com ele qualquer pessoa pode enviar notícias, fotos, videos ou audios relacionadas a sua time ou torcida para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas.

    Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.

    Se você gosta de se comunicar, escrever, tem paixão pelo futebol, este grupo de discussão é perfeito pra você. Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

    Bem-vindo!

    ResponderExcluir